29.10.09

crise scp \ imagem de tonel na blogosfera ...

Os tempos são muito conturbados em Alvalade. Dias cinzentos se vivem e negros dias estão para chegar?
Temo que se sair, ou para sair o treinador, haja novamente eleições no SCP...

Bem, mas noutros espaços se opinarão das razões para tais factos, aqui o que nos move é o Sporting e o seu verdadeiro Capitão, Tonel ...

Eis o que escrevem sportinguistas, por esses blogs a fora ...

" ... Estes cabrões destes jogadores precisam é de ser apertados. Andam à vontade.
Não disputam os lances com seriedade. Não defendem a côr do clube que lhes paga milhares de euros por mês.
Vejo em campo um Tonel guerreiro e um Liédson que faz mais papeis do que devia ...."

" ... João, deixa isso para os craques. O teu papel devia ser substancialmente diferente. Ah! E dá a braçadeira ao Tonel..."

" ... O único que vejo ali a jogar com “manha” é o Tonel. Cacetada. Amarelos. Mandar a bola para o caralho, para dar mais tempo de a defesa se compôr. Pressionar os árbitros e auxiliares. Etc. Enfim, os pergaminhos das equipas campeãs, ache-se bonito ou não.
Pensam que isto não tem influência no resultado final de um jogo? No dia que virem o José Mourinho perguntem-lhe isso mesmo..."

" ... Tonel é o nosso guerreiro, é um jogador que tem estado no banco devido á teimosia de Paulo Bento pois Polga não tem estado nada bem e Tonel só saíu do banco devido á lesão de Polga.
O que é realidade é com Tonel em campo a defesa ganha mais pujança nas bolas aéreas assim como nos lances de bola parada no ataque ... "



" ... Não inventa, joga simples, é bom no jogo aéreo e tem um coração imenso em campo. Mesmo podendo ser limitado é muitíssimo melhor que o campeão do Mundo que lá temos.
Esperemos que mantenha a titularidade. Coincidência ou não, é contar os golos sofridos com ele em campo este ano ... "

... tenho dito.

28.10.09

Tonel na 1.ª pessoa após empate

Tive o prazer de falar com "O Guerreiro" após o jogo com o Vit. Guimarães.
Pedi para analisar a exibição da equipa, eis as suas palavras:

"Entrámos muito mal na partida, sem concentração, com pouco querer, pouca atitude, com os sectores desligados, nunca fizémos posse bola, o que permitiu ao Vitória estar sempre junto da nossa àrea. O 0 a 0 da 1.ª parte reflecte a nossa fraca exibição, não podiamos aspirar a mais.
Na 2.ª parte, melhorámos a atitude dentro das 4 linhas, mostrámos mais garra, mais dinâmica, mais querer, quissémos mudar o rumo dos acontecimentos, mandando no jogo. Conseguimos melhorar no sector intermédio, mantendo a circulação e posse de bola e através de uma jogada de trocas rápidas de bola, junto à àrea adversária, conseguimos chegar ao golo.
A partir daí deveriamos ter sido uma equipa matreira, sacar faltas, manter a posse de bola no meio campo ofensivo para não corrermos riscos.
Não o conseguimos fazer, deixámos o Vitória aproximar-se da nossa àrea e num lance onde deixámos a entrada da àrea descoberta, sofremos o golo, num remate onde ninguem estorvou a acção do adversário.
O empate acaba por ter sabor a derrota, porque depois de sobrevivermos à péssima 1.ª parte, demos a volta e conseguimos chegar ao golo, perto do final. Mas se observarmos o total dos minutos jogados o resultado será justo, se é que existe justiça num jogo de futebol ..."

Empate a 1 golo em Guimarães

O SCP continua a sua lenta agonia, esta época ainda só está na 8ª jornada e temos metade dos pontos em jogo perdidos. Nem vou voltar a tentar analisar os porquês desta situação, é demais evidente.
O nosso Guerreiro faz o que pode, e a sua entrega e a sua dedicação têm influenciado a melhoria do sector defensivo, onde transmite o seu espiríto ao menino Carriço, formando neste altura o pilar que nos deixa ainda com a cabeça de fora ...

Avaliação da imprensa desportiva:

O JOGO:
"Começou melhor que o seu parceiro no eixo e manteve o nível aceitável até final. Reinou nas alturas."

Record:
"Uma hesitação ... uma falta ... acaba por marcar uma exibição em que não cometeu qualquer outro erro grave"


Correio da Manhã:
"Grande 1.ª  parte. Foi o pronto socorro da defesa na pior fase do Sporting. Sempre seguro"

23.10.09

SCP vence na Letónia

O jogo de ontem valeu pela meia hora inicial e pelo golo fabuloso de J. Moutinho perto do final que nos deu a vitória, num campo difícil, frente a uma equipa claramente inferior tecnicamente, mas muito forte fisicamente, muito mais adaptada ao terreno de jogo e que se galvanizou por estar apenas a perder por um contra a nossa equipa ao intervalo.

O jogo aéreo da equipa letã era, a par do contra ataque, a sua maior arma, e houve um jogador leonino que se destacou por não perder um duelo aéreo. Quem? Tonel pois claro! Frente a adversários altos, duros e brigões, puxou dos galões e fez uma exibição quase sem mácula. Quase, porque infelizmente, num lance em que faria um corte simples e eficaz, escorregou e derrubou o adversário dentro da nossa àrea. Penalty assinalado e convertido que deu a igualdade a 20 minutos do fim. Tonel como jogador experiente que é não se deixou abater e até final continuou no seu registo habitual, limpando e orientando toda a nossa zona defensiva.

Ninguém duvide que a sua simplicidade de processos, a sua garra, a sua atitude e a calma que transmite faz com que toda a zona defensiva esteja a melhorar, influenciando também os jogadores do meio campo, que se sentem mais seguros nos processos ofensivos, não estando obcecados com o posicionamento para a transição defensiva.

O jogo de Tonel visto pela A Bola:

"Caiu-lhe uma mancha no pano
Os letões eram altos e fortes mas Tonel não se atemorizou e quando não conseguia resolver os problemas com classe, foi à bruta. Ficou a mancha do lance do penalty, mas aí também escorregou. Continua a cimentar posição e Polga terá de porfiar muito se quiser voltar à equipa rapidamente ..."

20.10.09

Não é por acaso não

Não é por acaso ...

... que o SCP não sofreu golos com Tonel em campo (7 jogos / 406 minutos)

... que os jornais desportivos salientam isso mesmo

... que os adeptos adoram o Tonel

... que clubes de grandes dimensões estão de olho nele

... que o SCP está como está ( parece que quem manda não quer ver) ...

In Record 20.10.2009
A coesão defensiva tem sido uma das chaves para as últimas vitórias do Sporting. Os leões já não sofrem golos há três partidas, e o último a conseguir violar as redes leoninas foi Falcão, avançado do FC Porto. Coincidência ou não, com a entrada de Tonel para o centro da defesa a formação leonina não sofre golos.

In A Bola 20.10.2009
Tonel de Betão
... " coincidência ou não, com Tonel em campo, o Sporting ainda não sofreu golos. O numero 13 dos leões revela-se como elemento fundamental para formar barreira de betão e, aos poucos, cimenta o estatuto de titular ... "

Gesto grandioso

Quem conhece o Homem por detrás do jogador sabe que é a antítese das pseudo-vedetas que existem no futebol.
É um homem que respeita o Sporting e os Sportinguistas como poucos. Ama o nosso clube e o seu maior orgulho é o carinho dispensado pela nossa massa associativa e adepta, e procura retribuir todo esse carinho com entrega, profissionalismo e com disponibilidade para falar, cumprimentar qualquer simpatizante, sem laivos de vedeta.
No domingo mais uma prova da sua atitude de louvar, não só dentro do campo, mas sobretudo fora das quatro linhas, que é onde podemos avaliar o carácter de um individuo.
No último jogo em casa, frente ao Belenenses, à saída do estacionamento estava uma criança com cerca de 7 ou 8 anos com um cartaz onde pedia a camisola a Tonel. Ao passar por ele, o jogador reparou no cartaz e fez marcha atrás e dirigindo-se à criança. Como não tinha nenhuma camisola com ele naquele momento, prometeu-lhe a camisola no jogo seguinte, recebendo uma enorme ovação das pessoas que presenciaram este gesto!
Como prometido no final do jogo com o Penafiel, trouxe a sua camisola e saiu do carro para a ir entregar pessoalmente, a uma criança visivelmente emocionada e feliz!!
Alguém duvida que este gesto tornou aquela criança, a criança mais feliz do mundo naquele momento???
São HOMENS como ele que quando jogam com as nossas cores, tornam o nosso clube ainda maior.

SCP x Penafiel - outro jogo sem sofrer golos

No jogo entre o SCP e o Penafiel para a Taça de Portugal, repetiu-se a mesma dose de jogo sem dinâmica, sem chama, valendo a razoável exibição na 2ª parte, com golos de Liedson, de J. Moutinho e de Vukcevic.
De positivo o facto de mais uma partida terminar sem sofrermos golos, com o nosso "GUERREIRO" a comandar a nossa defensiva.

Apreciação a Tonel por "A Bola":
"Serenidade em jogo tranquilo.
Ganhou lugar em definitivo na defesa e procura tranquilizar um sector onde a serenidade é fundamental acima de tudo. Fez por não dar nas vistas, mas foi eficiente em tudo aquilo em que teve de se empenhar, não permitindo que o adversário chegasse perto da baliza com qualquer indice de perigo"

Apreciação a Tonel por "Record":
"Começou nervoso mas ganhou confiança ao longo da partida. A desmarcação para Miguel Veloso ao minuto 65 foi perfeita."

5.10.09

Declarações Tonel

O defesa central Tonel reconheceu o "momento delicado" do Sporting, que "tinha a obrigação de ganhar ao Belenenses", o que só não aconteceu, apesar de não ter feito um bom jogo, porque a equipa "falhou duas ou três boas oportunidades".
"Se jogamos sobre brasas? Diria que estamos a jogar sob alguma pressão, o que não pode ser uma desculpa para as exibições e resultados que temos feito", disse Tonel, que considerou esta paragem do campeonato, por causa dos compromissos das selecções, como "útil para recuperar a equipa".
Desvalorizou o atraso para o Sporting de Braga, na medida em que "ainda faltam muitas jornadas", definindo como prioridade a equipa "reencontrar-se e voltar a jogar ao nível que habituou os sócios" do Sporting, os quais "têm razões para estar zangados".
"Cabe-nos a nós, equipa técnica e jogadores, recuperar a sua confiança e a empatia que tínhamos com eles", rematou Tonel.

Tonel no SCP x BELEM

In BLOG " O cacifo do Paulinho":
" ... Eu não vou, obviamente, deixar o Cacifo. O Sporting é grande, muito, muito maior que os pequenos homens que o lideram hoje. O Sporting continuará depois deles saírem, só não se sabe em que estado. O Cacifo também, nas tempestades e na bonança. E eu, não serei nunca o primeiro a sair do relvado debaixo de um coro de assobios como fez o Liedson esta noite. Eu prefiro espelhar o meu comportamento em personagens como o Tonel. Não interessa se é bom ou mau. Nestes momentos de terror, um homem que caminha em direcção a uma Bancada Sul a distilar ódio e frustração, praticamente sozinho, de peito aberto, a aplaudir os sócios, é um exemplo. E são estes homens que têm os proverbiais colhões para perceber quando o seu orgulho não é mais importante que o Sporting. Fossem o Paulo Bento ou o Bettencourt feitos da mesma massa, e já estariam a escrevinhar o contrato de rescisão por mútuo acordo. "

In Jornal O Jogo:
"Tal como Rui Patrício, os centrais não foram obrigados a grandes esforços para travar os opositores. Seguro, não cometeu um único erro comprometedor durante os 90'."

In Jornal Record:
"À semelhança de Carriço, o camisola 13 foi uma das melhores unidades leoninas no derbi de ontem. Autoritário agressivo e em excelente condição fisica, o internacional português, cumpriu o 2.º jogo a titular e a equipa não sofreu golos em nenhum. Até podem falar em coincidências, mas é um facto."

In Jornal A Bola:
"Sem exigências para brilhar. Não foi jogo de grande exigência nem teve grandes oportunidades para brilhar. Esteve sempre à altura de Yontcha quando a bola andou pelo ar, e se ela rolava na relva, também nunca deu espaço de manobra ao camaronês, nem ao brasileiro Lima, quando entrava pela sua zona. Atento já perto do final, travou no tempo certo uma acção perigosa de Zé Pedro"

SCP empata a zero frente ao Belenenses

O SCP defrontou o Belenenses em Alvalade, e não foi além do zero a zero.
Tirando o sector defensivo, que esteve irrepreensível (CLARO QUE A TITULARIDADE DE TONEL NÃO É ALHEIA À MELHORIA EVIDÊNCIADA), deixando o Belenenses apenas rematar por 1 vez à nossa baliza, o resto da nossa equipa, esteve abaixo do minimo exigido.
Liedson resmunga com tudo e com todos. Postiga, gosto muito dele,  mas ... falha golos incríveis e leva o desespero às bancadas. Moutinho é menos jogador agora do que aos 18 anos. Angulo "não tem pernas". Vukcevic durou 15 minutos. Pereirinha foi 0. Djálo foi -2. Adrien só esteve bem na transicção defensiva. Caicedo quis levar a bola no pé até à Juve Leo.
Depois da exibição deprimente frente ao Hertha, outra exibição de deixar os cabelos de pé.
Para quando a saída de PB e Barbosa??? No final da época? Quando o SCP pela 1ª x não atingir as competições europeias?

Quanto a Tonel, foi o verdadeiro CAPITÃO desta equipa, o uníco que ainda consegue juntar alguns dos cacos. Lidera a nossa defesa, colocando ordem e calma, num sector que sofria golos em todas as partidas.
No ataque só a sua presença deixa a equipa adversária sobre brasas. Têm sempre marcação dupla e isso demonstra o respeito que todos os treinadores adversários têm por ele.
No final deu o corpo às balas, dirigindo-se a todos os sectores de Alvalade, de cabeça erguida, como apenas alguém muito digno o pode fazer, ao contrário das serpentes, que são as primeiras a correr para o balneário.

PS: João Carlos Pereira, dirigiu-se ao centro do terreno para cumprimentar os jogadores do SCP, num acto muito digno e que merece o meu respeito.

4.10.09

SCP x Belem - Tonel de novo titular

Hoje às 18h terá inicio novo derby lisboeta, entre o nosso SCP e Belenenses.
O nosso GUERREIRO  estará em campo a liderar a nossa armada. No outro lado estará o treinador do Belenenses, João Carlos Pereira, que o conhece muito bem, ou não tivesse Tonel sido seu "aluno" em 2003/04, na Académica. Mais do que a qualidade de jogo no capítulo defensivo, o técnico dos azuis realça a componente atacante do central leonino. "Neste jogo, o Sporting vai ter um dos jogadores que melhor joga de cabeça dentro da área. O Tonel é um jogador fortíssimo, que conheço bem", disse João Carlos Pereira.
Todos reconhecem o poderio de Tonel e os treinadores ficam preocupados por ele estar dentro do campo, mais um sinal do valor incontestável que Tonel têm.

Ando com uma vontade enorme de vê-lo correr de braços abertos e levantados ao céu, seguidos de beijos enviados aos seus mais que tudo ... espero que seja hoje ...

1.10.09

Avaliação comunicação social a Tonel SCP x Hertha

Avaliação pelo Mais Futebol:
"Prometia e cumpriu. A titularidade de Tonel há muito que era debatida, pelo mau momento de Polga. Com o português, no entanto, as coisas são simples: o que há para varrer no chão é mesmo para varrer, não há sustos; quando vê a bola, ninguém espera que faça um brilharete, espera-se, sim, eficácia no corte. Tonel mostrou isso. Jogou fácil, não complicou e, no jogo de cabeça, cumpriu a promessa de que, com ele, o espaço aéreo de Alvalade está, no momento, mais seguro. Vai ter nova oportunidade na Liga, uma vez que Polga está não só lesionado como castigado. Mas que deu garantias, deu."

Avaliação por A Bola:
"Simples. PB apostou nele para o lugar de Polga ... Nodia em que se estreou a titular nas andanças europeias desta época não complicou, chutando para fora sempre que lhe era pedodo.Não joga bonito mas não provoca calafrios."


Avaliação pelo O Jogo:
"Não fez um jogo brilhante, nem sequer foi imperial pelo ar como é costume, mas foi suficiente para travar os alemães. Certamente lhe fará bem ao ego ver que a equipa continua sem sofrer golos quando está em campo... Ficam dúvidas sobre se terá carregado Raffael na área aos 85'"

Regresso de Tonel aos titulares

O GUERREIRO voltou a jogar durante 90 minutos, no jogo frente aos alemães do Hertha de Berlim, mostrando porque razão os sócios e adeptos, bem como comentadores desportivos, reclamam a sua titularidade.
Impecável nos lances aéreos onde todos sabem, é o melhor jogador do SCP, embora só se tenha mostrado na defesa, pois o ataque hoje não exitiu.
Exibição destemida, não comprometendo, em exibição colectiva miserável em termos ofensivos.